Empresas apostam em telhas com grafeno para gerar energia transformando a luz solar em energia elétrica. A Telite, uma empresa situada na cidade de Comendador Levy Gasparian, no estado do Rio de Janeiro, produziu uma telha que pode chegar a durar até 80 anos gerando energia elétrica para uma residência.

Conforme informação de representantes da empresa, bastaria apenas 4 telhas com grafeno para gerar cerca de 30 quilowatts de eletricidade mensalmente o que seria suficiente para uma casa com sala, cozinha, 2 quartos e 1 banheiro durante 1 mês.

O Brasil é o maior produtor mundial de Grafeno

Podemos apostar que haverá um grande avanço na economia voltada na produção do grafeno, pois ele já é considerado o “material do futuro” e neste caso o Brasil é detentor da maior reserva mundial de grafite, ao lado da China e do Canadá. O garfite é a materia prima para a produção do grafeno, suas propriedades físicas são extraordinárias, com potencial de uma grande revolução na indústria, na substituição do plástico, do aço e do silício. O grafeno é muito resistente, entretanto é leve e bem flexível, além de ser um alto condutor para componentes eletrônicos, como chips por exemplo.

Produção eficiente e sustentável das telhas com grafeno

A empresa irá fabricar as telhas de forma sustentável, reutilizando 150 toneladas de plásticos recicláveis todos os meses. O polietileno é o material a ser utilizado, por ser denso, impermeável, resistente a temperaturas altas, e não causa danos ao meio ambiente.

As telhas com grafeno tem um custo de produção que chega a ser até 40% mais em conta do que os painéis solares convencionais. Essa camada de grafeno poderá ser aplicada nos mais variados tipos de telhas, o que vai facilitar para os profissionais que vão instalar podendo cobrir áreas bem maiores dos telhados.

 

Fonte : https://dicadeobra.com/telhas-com-grafeno-para-gerar-energia-eletrica/

Compartilhar: